Consultoria Google Adwords

20 de janeiro, 2020
Consultoria Google Ads

Consultoria Google Adwords – provavelmente você é um empreendedor ou um profissional responsável pelas estratégias de marketing da empresa em que trabalha e certamente faz uso da plataforma Google Adwords para divulgar tal negócio.

Posso dizer também, que provavelmente contratou uma agência ou freelance para a gestão da sua conta e não está satisfeito com o resultado. Se você é quem gerencia, deve ter muitas dúvidas, o que acaba atrapalhando a eficiência da gestão. Em outras palavras, você precisa de uma consultoria!

Em suma, o serviço de consultoria consiste na realização de um diagnóstico e na criação de soluções sobre determinada especialidade. Na consultoria Google Adwords não é diferente, nela é analisada toda a estrutura da conta, passando cuidadosamente pelas campanhas uma-a-uma em seus mínimos detalhes. Ao final são apresentadas algumas alternativas.

Cabe ao consultor entender se tal estrutura reflete a estrutura do negócio, se pontos importantes são destacados nos anúncios, se todos os recursos possíveis estão sendo corretamente utilizados e em harmonia.

Qual é o objetivo na Consultoria Google Adwords

Em uma consultoria Google Ads é de responsabilidade do consultor por assim dizer, encontrar respostas nas campanhas para uma performance insatisfatória ou identificar oportunidades de melhorias que aumentem os resultados. Em outras palavras, é feita uma análise de forma prudente que visa de maneira adequada e objetiva chegar a um parecer e propor alternativas satisfatórias.

Há no mercado uma grande variedade de profissionais que se encontram em pequenas, médias e grande agências, bem como, em forma de consultores autônomos e freelances. Cada um tem o seu Know how, visão e maneiras muito pessoais de fazer o seu trabalho, porém, costumo dizer que um bom profissional estende a sua consultoria para o site, loja, página de destino em geral e apresenta seu feedback pessoal.

O que é feito em uma Consultoria

As campanhas de uma conta Google Ads precisam atender ao objetivo principal da empresa, seja venda de produtos físicos ou digitais, geração de leads para contratação de serviços, tráfego para consumo de conteúdo ou visualizações para divulgação de uma marca. Assim sendo, toda estrutura precisa estar em harmonia.

Entendendo o objetivo principal do negócio eu inicio minha consultoria analisando nas campanhas o recurso”configuração”. Neste campo é possível olhar se a meta foi definida, as redes utilizadas, a segmentação de local e se o orçamento cobre tais locais, bem como a programação dos anúncios e demais recursos.

Ainda na consultoria, vejo nas estruturas das campanhas a divisão dos grupos de anúncios, a quantidade de anúncios com base no orçamento e se as extensões foram devidamente aplicadas. As palavras chaves, por sua vez, é a parte mais assustadora em 90% das contas e campanhas analisadas e é a parte mais prejudicial.

Outros recursos como dispositivos, ajustes de lances, índice de qualidade, informações demográficas e público alvo tem uma boa parte da minha atenção.

Os erros mais comuns em contas e campanhas

Abaixo, relaciono para você os erros mais comuns nas campanhas de Google Adwords que são encontrados na maioria esmagadora das contas que eu analiso.

  • Falta de planejamento
  • Orçamento insuficiente para a segmentação local
  • Orçamento insuficiente para a programação de anúncios
  • Estratégia de lances inadequada para a estrutura e o momento da campanha
  • Campanhas com dezenas de grupos de anúncios
  • Palavras chaves não planejadas e irrelevantes para o negócio
  • Dezenas de palavras chaves por grupos de anúncios
  • Ausência de palavras chaves negativas
  • Problemas nas configurações das tags
  • Ausência de extensões de anúncios

Existem contas com um e outro desses erros mencionados acima, mas acreditem, há contas que apresentam todos eles, o que tornam o trabalho muito mais demorado e geram uma lista grande de melhorias.

A importância do site na consultoria

Costumo dizer que o site é o protagonista de toda estratégia de marketing digital. Acima de tudo, não importa de onde vem o tráfego, se o site estiver mal estruturado as campanhas não darão resultados.

Um site com conteúdo irrelevante, imagens de qualidade, péssima navegabilidade e baixa velocidade de carregamento tendem a proporcionar ao visitante uma experiência negativa. Por outro lado, um site bem estruturado tende a fazer os visitantes no primeiro momento a se interessar pela sua solução e geralmente realizar a ação mais valiosa para você.

Outro ponto importante é a implantação das tags do Google Ads e Analytics que auxiliam no monitoramento das ações dos visitantes e permitem criar campanhas específicas com base em suas ações. Vale ao consultor em sua consultoria analisar o site e fazer tais observações aos seus clientes.

Contratando uma consultoria

Contratar uma consultoria em Google Adwords não deve ser uma dor de cabeça. Atente se para o discurso dos profissionais e analise se o que está sendo dito faz sentido, procure saber do seu tempo de experiência e se tem cases de sucesso.

O próprio Google disponibiliza para os profissionais da área uma certificação que comprova as habilidades profissionais na ferramenta, então, procure saber se estes profissionais possuem algum desses certificados.

Em conclusão, você encontrará no mercado diversos perfis de profissionais onde uns são iniciantes, outros medianos e alguns avançados. Vale lembrar, que na contratação nenhum deles pode dar garantia de sucesso. Você corre o mesmo risco, mas como mencionado acima, você já sabe como contratar um. O próximo passo é partir para a gestão!