Marketing Digital para advogados e escritórios de advocacia

1 de janeiro, 2020
Marketing Digital Para Advogados

Diariamente centenas de pessoas procuram por soluções jurídicas na internet na expectativa de resolver problemas pessoais, trabalhistas, civis, imobiliários, ambientais, saúde, seguros entre outros. Todos os dias também centenas de advogados concorrem pela atenção dessas pessoas a fim de oferecer seus serviços, gerar receita e da mesma forma expandir seu negócio. 

Dados do site Mundo Advogados de Dezembro de 2015 diz que o volume de procura de advogados quadruplicou em comparação a 2014 e que o principal fator deste crescimento é a facilidade de acesso a conteúdo de qualidade.

O site Advoco Brasil diz que embora os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro sejam parados em função do recesso do Judiciário e férias, 2017 começou com muita movimentação e que nunca antes viveram este cenário.

Acima de tudo, a sociedade está a cada dia mais consciente da importância da luta pelos seus direitos e que para isso é necessário recorrer muitas vezes à justiça. A internet e o marketing digital colaboram diretamente nesse processo e desempenham juntos papéis importantes no mercado jurídico e deve ser a maior ferramenta de comunicação.

A função do marketing digital para advogados

Em suma, a função do marketing digital para advogados é justamente ser a ponte entre eles e seu público alvo, é ser o elo que os unem a ponto de satisfazer ambas as necessidades, o advogado com sua necessidade de demanda e o consumidor de solução.

Essa ponte precisa ser construída e como todo bom projeto que se preze, precisa de planejamento. Mas, por outro lado, costumo dizer que nenhum empreendedor ou profissional liberal deve sozinho e por conta própria gerenciar suas estratégias de marketing, porém, participar ativamente e colaborar com seu conhecimento técnico. 

Esse trabalho deve visar o crescimento do negócio, mas, deve ser desenvolvido por profissionais da área que por sua vez conhecem e dominam as melhores técnicas, ferramentas e tem know how para desenvolver a melhor estratégia.

A falta de conhecimento de mercado, ferramentas e técnicas de marketing podem prejudicar a marca. Em outras palavras, os advogados nesse caso devem focar na prestação dos serviços que é justamente atender e representar seus clientes nas esferas judiciais.

Planejamento de marketing digital para advogados

Em primeiro lugar, o planejamento de marketing digital para advogados deve iniciar dentro da empresa com o levantamento da situação atual do negócio. Faturamento mensal, número de clientes ativos, ticket médio, portfólio, forças, fraquezas, cobertura de atendimento e demais informações que possam ser utilizadas para ajudar na construção do cenário atual devem ser levantadas.

Enquanto isso, ações fora da empresa, como, conhecer o mercado de atuação, pesquisar os concorrentes, rever e redefinir seu público alvo, volume de buscas, etc, também podem ser realizadas.

Com essas informações em mãos é permitido acima de tudo elaborar o planejamento começando pelo objetivo, que seja algo realizável, bem definido e de fácil compreensão. Pode ser o fortalecimento da marca, aumentar o percentual de receita sem visar o número de clientes ou aumentar o número aquisição de novos clientes sem visar o número de receita, etc.

Define se nesta etapa o período deste trabalho, ferramentas de implantação, monitoração, controle e seus KPI’s, lembrando que métricas é uma coisa e KPI’s são outra.   

Após a implantação monitore rigorosamente toda e qualquer ação a fim de agir com agilidade de forma preventiva ou corretiva evitando além de desvios de objetivos, custos, riscos e qualquer outro prejuízo que possa surgir em função de descuidos. 

O Google como estratégia de marketing digital para advogados

O Google é a maior vitrine para e exibição de produtos e serviços no mundo. Você sabe quantas pessoas tem interesse na solução que a sua empresa oferece e quantas fazem pesquisas relacionadas no Google? Já pensou qual é a palavra mais buscada relacionada ao seu negócio?

O Google é o caminho mais fácil para o seu público chegar até você e estar fora dele pode ser um perigo para seu negócio. Os resultados de pesquisa do Google se dividem em duas partes: anúncios patrocinados exibidos na parte superior dos resultados e pesquisa orgânica exibidos na parte inferior, porém, não é via de regra..

Em regra, os anúncios patrocinados podem aparecer também na parte inferior do resultado de pesquisa, tanto quanto a pesquisa orgânica na parte superior. O que definem as posições é a relevância do resultado para o usuário entre outros fatores, ou seja, se você oferece conteúdo de qualidade provavelmente ocupará as melhores posições, consequentemente mais visibilidades, visitas e conversões em seu site.

Veja abaixo a média de pesquisas mensais nos últimos 12 meses realizadas no Google para a palavra “advogado”:

Marketing Digital Para Advogados

Vantagens do Google no marketing digital para advogados

Consequentemente, durante o uso do Google como ferramenta de trabalho no Marketing Digital é possível identificar logo nos primeiros dias algumas vantagens. São elas:

  • Flexibilidade de investimento sem obrigações mínimas ou limites máximos ao definir orçamentos;
  • Segmentações em locais, dispositivos, horários, idade, sexo, interesses, etc; 
  • Retorno a curto prazo (imediato);
  • Controle total dos custos;
  • Medir resultados;
  • Otimizações;

Benefícios do Google para anunciantes advogados

Como resultado, o uso do Google em sua estratégia de Marketing oferece diversos benefícios conforme abaixo;

  • Maior visibilidade e fortalecimento da marca;
  • Tráfego qualificado para o site;
  • Novos clientes em escala;
  • Novas parcerias;
  • Aumento considerável de receita

Geração de Leads para escritórios de advocacia

O trabalho de marketing online inicial em um escritório de advocacia deve ser a geração de leads. Esse trabalho se resume na geração de contatos (envio de formulários ou ligações) de pessoas com interesse nos serviços de consultoria ou assessoria jurídicas.

Neste trabalho o site do escritório de advocacia merece atenção, pois, é o grande responsável pelas conversões. Sites com carregamento lento, imagens de péssima qualidade, navegação difícil e conteúdo irrelevante contribuem para o fracasso do negócio. 

Portanto, se dedique e se esforce para fornecer uma ótima experiência ao visitante do seu site e dê motivos para ele optar por sua empresa. O site é o primeiro contato que o consumidor tem com o seu negócio e é nesse momento que ele tem a primeira impressão e constrói a imagem da sua empresa. Uma experiência negativa é totalmente prejudicial para seu negócio e sua marca. 

Gestão da Marca de escritórios de advocacia

Em segundo lugar, o trabalho de geração de leads alcançar estabilidade é hora de trabalhar a gestão da marca. Na verdade, o trabalho de gestão da marca de escritórios de advocacia pode começar durante a geração de leads, mas, o que determinará seu início é a capacidade de investimento.

No processo de gestão da marca você posiciona sua empresa no mercado e junto com ela o propósito, compromisso e valores que ela carrega, imagens e logotipo, idéias a ela relacionada e outros elementos que compõem a identidade visual do seu negócio.

Através deste trabalho você divulga a sua marca no mundo e atrai consumidores que se identificam com seus produtos e serviços e todo o contexto nela envolvido.

Possibilidades de marketing digital para escritórios de advocacia

Inúmeras são as possibilidades de marketing digital para escritórios de advocacia, podemos citar as mais relevantes:

  • Links patrocinados (anúncios no Google conhecido como Google Ads);
  • SEO – otimização de sites para buscadores;
  • Redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram);
  • Blog

Ferramentas de marketing digital para escritórios de advocacia

Destacamos a baixo as melhores ferramentas de marketing digital para escritórios de advocacia:

  • Google Adwords para criação de anúncios patrocinados;
  • Search Console para acompanhar os trabalhos de SEO;
  • Google Analytics para monitorar o comportamento dos visitantes do site;
Conclusão

Certamente, o Google será a alternativa mais assertiva em toda sua estratégia de marketing, mas, muitas outras podem impactar diretamente nos resultados.

Da mesma forma, outras ferramentas podem gerar lucros na mesma linha que outros canais disponíveis na internet. Mas, vale ressaltar que monitorar, medir e melhorar é tão importante quanto a execução do trabalho em si.