SEO – Otimização de sites

SEO é a sigla da palavra Search engine optimization, conhecida no Brasil como otimização de sites para buscadores. Ou seja, é a técnica onde se prepara um site para a leitura rápida de um buscador e, por sua, vez exibe dados sobre a empresa nos resultados de pesquisa.

A técnica envolve mais de 200 critérios que devem ser aplicados em um site incluindo links que apontam para outras fontes sobre o mesmo assunto. É divido em duas partes, as quais, chamamos de Onpage e Offpage. Para esclarecer, a primeira parte atua com adaptações no código do site e a segunda  com a criação de links de direcionamentos. Certamente ambas tem sua importância estratégica.

Em média, o prazo para alcançar as melhores posições é de 4 a 6 meses. Porém, deve ser um trabalho contínuo, a fim de que os contatos gerados sejam permanentes. Mas, dependendo de fatores externos como por exemplo, o segmento de atuação e a concorrência, consequentemente os resultados podem ser mais demorados.

SEO para PME’s

A técnica de SEO é fundamental para os PME’s que por sua vez buscam o crescimento a longo prazo, porém, escalado de seu negócio. Diferente dos links patrocinados onde a forma de pagamento é feita através de PPC (custo por clique). Já as respostas orgânicas do resultado de pesquisa do Google, por outro lado, não tem custo.

Os PME’s não devem se preocupar com o trabalho de SEO e sim precisam focar em administrar o seu negócio prestando um melhor atendimento, buscando formas de pagamentos e outros valores à agregar aos seus serviços.

A terceirização deste trabalho passa a ser estratégica ideal para qualquer empresa o a formação de uma equipe interna voltada à realização deste trabalho.

Consequentemente, com SEO é possível aumentar a exposição de sua marca, divulgar os seus serviços, alcançar pessoas em potencial e expandir o seu negócio.

A maior parte das pessoas já conhecem a dinâmica do SEO. Portanto, sabem que para estar bem posicionado uma empresa precisa desenvolver conteúdos relevantes e atender os critérios do Google.

Como resultado, se sua empresa está bem posicionada nos resultados de pesquisa orgânicos, é porque está devidamente de acordo com os padrões estabelecidos e consequentemente passa confiança.

Por que fazer?

Estima se que de 100% dos usuários do Google que fazem pesquisas diárias, 70% clicam nos resultados de pesquisa orgânica. Esses resultados são fruto das técnicas de SEO e consequentemente permite uma maior presença digital, mais cliques e conversões. Não se pode garantir posições específicas no Google, mas, há casos de sites que conseguem excelentes resultados em um período inferior ao 6 meses.

Portando, se sua empresa não gera contatos e não é conhecida no mercado, o SEO certamente é uma excelente estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Benefícios da otimização

Um trabalho de SEO bem feito trás diversas vantagens para qualquer negócio e como resultado benefícios duradouros. Veja à seguir.

  • As melhores posições nos resultados de pesquisa;
  • Maior presença e visibilidade para a marca;
  • Muito mais cliques;
  • Aumento no volume de novos negócios;
  • Isenção de pagamento por clique;